sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Ser livre...

Há muito... tenho pensado sobre o real significado da palavra liberdade, livre...ser livre, o quê significa isso na prática?
O dicionário nos diz que liberdade é a condição de conscientemente fazer
escolhas...poder dizer não e sim simplesmente porque é o que você quer, é no que
você acredita, é pelo que você vive...não porque existe um trauma, uma
experiência, uma mágoa, um fantasma, uma religião ou um desejo que leva você a
decidir por A ou B. Sabendo que C é aquilo no que você acredita. (tradução minha)
Não creio ser capaz de colocar em palavras o real significado de tal palavra porque tenho descoberto ao longo da caminhada que a liberdade é invisivel aos olhos...ela está no coração...é um sentimento dificilmente traduzido...mas que pode ser profundamente vivido!
A Bíblia diz: E conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará...Será que essa verdade é simplesmente uma Religião ou o conhecimento intelectual de Jesus...Não creio!!! E confesso: durante muitos anos fui uma boa cristã, dentro dos moldes, amava Jesus de todo meu coração e confessava-o como meu Senhor e Salvador...porém ainda continuava no cárcere...
Que cárcere?
O passado, Meus sonhos, Minhas expectativas, Pessoas, Sociedade, Religiosidade, Desejos...e foi preciso um encontro com a Verdade para que eu realmente conhecesse a liberdade...
Que verdade? Quem é essa verdade?
A verdade a cerca de mim mesma, a verdade a cerca do passado, das circunstâncias...a verdade a cerca de Jesus, de Deus...do cristianismo...a verdade a cerca dos meus sonhos, de quem eu era, dos meus desejos...
Depois de me deparar comigo mesma...percebi que apesar de ser cristã, líder, talvez referêncial pra muitos...o quanto precisava de libertação...vivia o cristianismo, amava profundamente Jesus, no entanto era presa aos meus desejos e sonhos...sonho de ter um marido, de ter filhos, de ter um casamento feliz, de ter sucesso, tudo o que a sociedade exige de nós!!!
Fui confrontada com a verdade de que Deus não me prometeu nada disso...porém eu pensava que se fizesse tudo direitinho, Ele tinha obrigação de me dar!! Porque afinal eu era boazinha!!! A filha que ficou! Não fui loucamente atrás do “melhor” dessa vida! Eu fiquei e fui fiel! Mas Ele tinha outros planos pra mim, ele queria me libertar! Queria me mostrar o que realmente é o MELHOR dessa vida, SER LIVRE! Acordar pelas manhãs com a consciência limpa e o coração leve!

Mas e se Deus não te der nada do que você quer e sonha, você
ainda vai amá-lo? Ainda vai ser fiel a Ele? Ele é o seu maior amor? Você quer
viver acorrentada ao Seu amor? Somente ao Seu amor?
Tive que encarar de frente que a resposta para todas as perguntas acima era NÃO – essa era eu! e talvez seja a realidade da maioria de nós sonhadoras!
No fundo, não amamos a Deus a tal ponto de permanecermos com Ele quando tudo sai do jeito contrário do que queremos. Essa fui eu! E o primeiro passo para a libertação é reconhecer isso: que não amamos a Deus a tal ponto de permanecermos fieis a Ele se tudo der errado!
A boa notícia é que Ele pode mudar isso! Quando admitimos para nós mesmas, para Ele e para as pessoas quem somos e pedimos que Ele nos mude, Ele muda e nos leva a um nível inacreditável de amor para com Ele. Então começamos a experimentar a verdadeira liberdade!!! Começamos a experimentar a verdadeira felicidade! Amá-lo e nada mais!
Decidi escrever um pouqinho sobre essa experiência na minha vida porque tenho visto constantemente pessoas desistirem da fé quando Deus não fez exatamente o que elas querem: o namorado dos sonhos não veio ou que sofrem desesperamente porque o carinha que elas querem não sente a mesma coisa, o casamento acabou, o filho não veio, os negócios deram errado, infinitas razões que só nos mostram uma única coisa: precisamos conhecer a liberdade de viver acorrentada a Cristo e somente a Cristo...e vejo que corremos para o “mundo” atrás da tal liberdade e no fundo estamos correndo para a nossa prisão e assumindo quem realmente sempre fomos: prisioneiras dos nossos desejos e sonhos...mas o pior é que não percebermos isso, não vemos! E passamos anos (Eu passei!!! 6 anos pra ser mais exata...) buscando essa tal liberdade no calabouço da prisão!
OPS!!!...estamos falando de liberdade, então como usar a palavra corrente...porque é isso: a verdadeira liberdade está em viver acorrentada a VERDADE, Jesus...o único que nos toca de uma tal forma que ninguém pode fazer...o único que nos ama a tal ponto que não pode permitir que permaneçamos escravas dos nossos proprios desejos e anseios. Ele é o único que pode nos ensinar a ser feliz conosco mesmas...É ele quem nos faz feliz! E nos prepara para fazermos outros felizes!
É proibido sonhar...claro que não! Deus se alegra com meus sonhos...ainda sonho em casar, ter filhos...todas aqueles sonhos comuns de mulheres comuns mas o problema não estar em sonhar, está em ser prisioneira de um sonho - “a minha graça te basta” Um amigo pregou: Quem não aprende a ser feliz sozinha, será uma péssima companhia!!! Uauuuuuuuuuu...entendo e concordo porque já vi isso na prática...quando aprendemos a ser felizes em Cristo, somos livres e damos liberdade, somos leves e soltas...naturais...já não precisamos mais impressionar ninguém, já não precisamos mais usar máscaras, já não precisamos de alguém para nos fazer feliz...somos felizes então estamos prontas para fazer outro feliz...
Oro sinceramente que Deus nos dê a graça de conhecer a verdadeira liberdade...a liberdade de ter em Sua Graça o nosso suprimento emocional, espiritual...

Nenhum comentário: